Joana Pinto da Costa tem a sua vida profissional profundamente ligada ao FC Porto. Desde que se licenciou em Gestão Desportiva, em 2011, trabalhou no Porto Canal e depois integrou a estrutura do clube na área do marketing. Filha de Jorge Nuno Pinto da Costa, sempre teve as portas abertas no clube.
Nos últimos anos, Joana, mãe de três filhos, tem estado mais focada na família, aproveitando os períodos de licença de maternidade. No entanto, de acordo com a The Mag, continuou a desempenhar as suas funções no marketing do FC Porto até recentemente. A saída de Joana do clube deu-se após a derrota histórica do pai frente a André Villas-Boas, o novo presidente dos Dragões, que prometeu uma reestruturação profunda no clube.
Toda a carreira profissional de Joana foi dedicada ao FC Porto, onde se sentia segura e rodeada de amizades, algumas desde a infância. Em entrevistas, destacou a importância do clube na sua vida, referindo-se a ele como uma segunda casa.
Com a chegada de André Villas-Boas à presidência, Joana já não tem lugar no FC Porto. Segundo o ‘Correio da Manhã’, ela rescindiu recentemente o seu vínculo com o clube, sem exigir qualquer indemnização. Agora, Joana enfrenta o desafio de encontrar um novo rumo profissional fora do FC Porto.