Está, definitivamente, encerrado o assunto Pepe, no FC Porto. Em declarações ao canal Now, o presidente André Villas-Boas confirmou que não conta com o capitão portista na próxima temporada, como jogador. Ainda assim, o presidente portista deixa a porta aberta para uma continuidade da estrutura da equipa técnica.
“O que transmiti ao Pepe, de certa forma, e que é de bom senso comum, é que todo o seu futuro está intimamente ligado ao FC Porto, seja do ponto de vista apenas emocional, ou seja até do ponto de vista profissional. Sobre a sua continuidade, enquanto jogador do FC Porto, isso não irá acontecer. Foram-lhe bem explicadas as razões pelas quais infelizmente não poderá acontecer. No entanto, temos o máximo de respeito pela sua carreira. Há um caminho diferente e há também uma preocupação, de certa forma, do novo FC Porto em reduzir massa salarial e custos. Isto foi claramente explicado ao Pepe e ele entendeu assim. Irá tomar a decisão que entender relativamente à sua carreira e as portas do FC Porto estarão sempre abertas para ele”, disse Villas-Boas, a justificar a dispensa do internacional português.
E não demorou muito a surgir um candidato para o seu lugar. Esta será, certamente, uma das posições que o FC Porto terá que reforçar. Depois da contratação de Otávio, em janeiro, os dragões deverão continuar a investir na zona central da defesa.
Com a saída de Pepe, resta o lesionado Marcano, Fábio Cardoso e Zé Pedro, que acabam por não se impor. Há ainda David Carmo, cedido ao Olympiakos e que poderá ou não voltar, desconhecendo-se ainda as intenções de Vítor Bruno.
Entretanto, o FC Porto estará no mercado e com duas opções em análise. O defesa senegalês Mika Fayé, do Barcelona, tem sido falado. Um negócio que poderia chegar aos 15 milhões de euros.
De acordo com o jornal A Bola, o FC Porto também estaria a conversar sobre o central português Tiago Djaló, de 24 anos. Destacou-se no Lille, foi mesmo campeão, mas tem jogador muito pouco na Juventus. Por isso, os italianos equacionam a sua saída por empréstimo. O FC Porto estaria na corrida pela cedência do jovem craque, formado no Sporting.